8 de mar de 2015

Filme: Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey)
Gênero: Drama | Romance
Duração: 125 min
Data de Lançamento: 12/02/2015 (BRA)
Diretora: Sam Taylor-Johnson

Sinopse: Anastasia Steele (Dakota Johnson) é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem. Uma dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey (Jamie Dornan). Nasce uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey.


Assisti Cinquenta Tons de Cinza por curiosidade devido ao sucesso que alcançou, tanto no mundo literário como no cinema. Li apenas um trecho do livro publicado pela Intrínseca (e você pode ler também aqui), então não posso avaliá-lo como uma adaptação.

Existe um grande preconceito por trás dos comentários negativos à respeito desse filme, do mesmo tipo que acomete a saga Crepúsculo. Coincidência ou não, Cinquenta Tons de Cinza originou de uma fanfiction de Twilight. Todos temos o direito de expressar nossas opiniões, com um filme tão polêmico não seria diferente, mas muitas pessoas vão na onda dos haters e saem postando comentários sem ao menos ter assistido.

Definitivamente não é uma obra prima do cinema, mas a intenção nem é essa. Primeiramente assista como um entretenimento, não espere sexo e mais sexo, esse não é um filme pornô. Cinquenta Tons de Cinza é um drama romântico e muito interessante sob o ponto de vista psicológico, principalmente do personagem principal, o Sr. Grey (Jamie Dornan). O sadomasoquismo representa o grande bloqueio afetivo do protagonista devido a traumas do passado, estes que acredito serão mais aprofundados nos próximos filmes.


Anastasia Steele (Dakota Johnson) é a responsável por trazer à tona todos os conflitos de Christian Grey, no começo para ele tudo é uma questão de fechar um acordo de submissão com ela, mas ao se ver envolvido de uma forma que nunca esteve com mulher alguma, sua postura de dominador vai perdendo força. A atuação de ambos atores é boa e a direção também, só senti que o tempo de duração poderia ter ser sido um pouco menor.


Não aconselho este filme para menores de 18 anos (o filme recebeu classificação 16), mas não por causa do conteúdo sexual, pois não é tão intenso como a maioria das pessoas imaginam, e sim porque é necessário uma certa maturidade para entender o contexto e que o sadomasoquismo é apenas um plano de fundo.

Minha Classificação:

Um comentário:

  1. Excelente ponto de vista do filme! Ainda não assisti ao filme, mas sua opinião bem esclarecedora fez com que eu tenha uma outra imagem do filme agora.. Adorei seu texto!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo